Analise completa: Saga Dead Space

 Olá galera, hoje irei começar com análises sobre os jogos mais violentos, e que podem influenciar de alguma forma, os jovens. O jogo com qual vou começar, é a trilogia Dead Space, que é formado pelos jogos: Dead Space, Dead Space 2, Dead Space: Extraction ( Wii ) e Dead Space 3. Todos foram desenvolvidos pela Visceral Games, e distribuídos pela Eletronic Arts.


Os jogos são do gênero Survival Horror, e possuem um pouco de terror psicológico, que acaba mexendo um pouco com a mente do jogador. Dead Space, honra muito esse gênero de jogo, em que você está andando sozinho, em lugares escuros, macabros, e com criaturas bizarras, que emitem efeitos sonoros que fazem você pular da cadeira, você tem pouca bala, e uma lanterna vagabunda, e mais uma coisa, a criatividade dos caras pra esse jogo, não é pouca, as cenas de terror não são brincadeira, não tem um minuto se quer em que você não sente medo. 

 Dead Space é um dos únicos jogos em que o destaque se volta a morte do protagonista, quando você morre em combate, pra cada inimigo específico, existe uma cena cinematográfica em que o inimigo arranca a cabeça, te corta no meio, te mata dos piores jeitos possíveis em que a violência é extrema, e os gritos de medo e sofrimento, nada é censurado, você não simplesmente morre e cai no chão aí aparece "you dead", não, se você morre meu jovem, veja você morrendo da pior maneira possível. Os produtores do jogo, pra ter essa qualidade gráfica de violência, ficaram olhando várias fotos, de pessoas mortas, em diversos tipos de situação.
 A história do jogo se passa em um mundo pós-apocalíptico, que é no século XXVI, em que o protagonista do jogo é Isaac Clarke. Imagine você sozinho em uma nave, que é considerada o Titanic das naves espaciais, devido ao seu enorme tamanho. Porém, existe alienígenas (necromorphs) querendo te matar a qualquer custo, e você deverá sobreviver cumprindo alguns objetivos para poder escapar dali. Esse é o mundo que o jogo oferece. Sem nenhum marcador adornado a tela, é quase como estar dentro de um filme de terror, em que claustrofobia e nictobofia são constantes nos ambientes.

 Em Dead Space 2, os desenvolvedores do jogo usaram mães, que tem filhos que jogam esse tipo de jogo, para fazer a publicidade dele. Eles mostraram cenas muito violentas, em que Isaac tem seus membros decepados, e morto no final pelos necromorphs. Após essas cenas, os desenvolvedores perguntaram para as mães se elas deixariam seus filhos jogar esse jogo, e todas responderam que nunca deixariam eles jogarem.

 O slogan de Dead Space 2 foi, "Se sua mãe diz que o jogo é ruim, é porque ele é bom.", mas isso envolveu toda uma respectiva, porque os jovens podem pensar "se sua mãe diz que roubar é errado, é porque é certo." "se sua mãe diz que usar drogas é ruim, é porque é bom." por isso, eles mudaram o slogan para "Your mother will hates this game", que traduzido seria "Sua mãe vai odiar este jogo".


 Este é o Teaser do primeiro Dead Space, com ele, já da para perceber um pouco como é o jogo. A música do teaser se chama "Twinkle Twinkle Little Star" que traduzido seria "Brilha Brilha Estrelinha", que é uma canção de ninar inglesa, criada no século XIX por Jane Taylor. Pra quem não conseguiu captar o porque, de uma música de ninar, é porque músicas infantis conseguem ser bizarras dependendo da forma em que são utilizadas. O engraçado, é que a letra dessa música consegue descrever todo o universo do jogo.

 Dead Space é um dos jogos mais violentos que já joguei. Parece que você está dentro do jogo, vivenciando aquele momento, pelo fato dele ser muito realista, a expressão facial, o medo nos olhos, os gritos de desespero, tudo nos influência de alguma forma que se está lá dentro. Todos os jogos da trilogia tem essa violência extrema, e isso é o forte de Dead Space. Ele não influência os jovens a fazer coisas erradas, ele é apenas um jogo de terror, pelo qual nós sentimos medo. O jogo é proibido para menores de 18 anos, é um jogo adulto, mas como na maioria dos casos, adolescentes de apenas 14 anos, ou mais novos ainda, conseguem joga-lo, porque eles tem a liberdade de baixa-lo na internet, não só Dead Space, mas como vários outros jogos de terror.

 Essa foi a analise sobre a trilogia Dead Space, irei fazer analise sobre outros jogos também, e irei postar em breve, obrigado a todos que leram o artigo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário